segunda-feira, 9 de abril de 2012

Falando em paz em tempos de Guerra - Palestra




Resumo: 
Conceitos de Paz e Guerra. C.S. Lewis e a Guerra: Relações reais e imaginárias. Learning in Wartime: texto proferido em Oxford, Outono de 1939 para universitários. Pacifismo. Razões para ser a favor. Razões para ser contra. Vivendo e Aprendendo a Paz em tempos Guerra: Outras mensagens lewisianas.

Dia 11 de Abril - Auditório da Reitoria da UFC - 18:00h


Sobre a Palestrante:
             Gabriele Greggersen é doutora em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Concluiu seu pós-doutoramento na área de História das Mentalidades junto ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo em 2003, com pesquisa dedicada ao imaginário em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato.
         É autora de Antropologia Filosófica de C.S. Lewis(Editora Mackenzie), sua tese, que recebeu uma versão simplificada em A Pedagogia Cristã na Obra de C.S. Lewis(Editora Vida). É autora ainda de O Senhor dos Anéis: da imaginação à ética (Editora Ultimato), de A Magia das Crônicas de Nárnia I (GW Editora) e de diversos artigos, traduções – como de Deus em Questão (Ed. Ultimato), que vem tendo grande impacto, entre outros livros e artigos – tematizando as relações entre a literatura, a imaginação, o sagrado e a educação. Também organizou a coletânea O Evangelho de Nárnia (Editora Vida Nova) e viajou o Brasil todo palestrando e dando várias dezenas de cursos sobre a importância do imaginário, principalmente da literatura, na educação.
            Traduziu o livro O Problema do Sofrimento para o alemão e é membro honorário da Inklingsgesellschaft, dedicada ao clube de amigos de Lewis e Tolkien.
             Gabriele é membro benemérito do Instituto Malba Tahan, com sede em Queluz (SP) e ganhadora do Prêmio de Ouro em “Incentivo à leitura, literatura além fronteiras”, da Câmara Municipal de São Paulo em parceria com a Ong Literatura para Crianças.

Nenhum comentário: